1 de out. de 2010

Literatura de cordel

Estive pensando em aproveitar este espaço para publicar meus trabalhos realizados na graduação, já que podem ser úteis para outras pessoas. E ao escrever sobre eles eu aprendo mais e retenho em minha mente o que estou aprendendo.
Vou começar com o primeiro trabalho apresentado no módulo 01- “Linguagem e Identidade” -  do curso de graduação em Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina, que solicitava uma pesquisa que mostrasse a linguagem como forma de identificação de um povo, uma tribo ou nação que usasse a linguagem para se reconhecer e firmar sua personalidade.
Para atender os objetivos desse módulo, pesquisei sobre a literatura de cordel como uma forma de identificação do povo nordestino (já que eu pude vivenciar na prática essa cultura tão presente naquela região), e o trabalho foi interessante e prazeroso para desenvolver e apresentar, e além de tudo, aprendi muito e me apaixonei pela literatura de cordel.
 Na véspera da minha apresentação uma colega do outro grupo de orientação, apresentou  um trabalho semelhante ao que havia preparado, ela falou sobre o que era a literatura de cordel, a forma de composição, história, deu exemplos, levou livretos e até uma professora doutora no assunto (Prof. Raimunda). Afff, fiquei de queixo caído e pensei: e agora, o que faço? Ela já disse tudo! Mas fui pra casa pensando no assunto e resolvi mudar todo o trabalho e passei a noite reformulando, escrevendo e preparando a apresentação para o dia seguinte.
Acredite, eu consegui fazer e ficou muito bom! Os colegas e professores gostaram muito e tive nota excelente! Vou deixar o arquivo em PDF aqui no blog, tanto o trabalho escrito quanto os slides da apresentação. Se quiserem fazer download, basta ir ao site do slideshare.net e baixar o arquivo em pdf.